Muitas vezes a empresa tem um acordo com seus fornecedores referentes a Condição de Pagamento, entretanto pode acontecer do fornecedor enviar uma nota com uma condição de pagamento diferente a acordada, isso faz com que o fluxo de caixa fique diferente ao planejado.
No cadastro de fornecedor foi adicionado o campo Condição de Pagamento Padrão no Fornecedor. Esse campo será utilizado para validar a condição de pagamento ao finalizar uma entrada de mercadoria.
Imagem 1: Tela “Cadastro de Fornecedor” com o novo campo Condição de Pagamento Padrão no Fornecedor.
Caso a condição de pagamento seja diferente do cadastro do fornecedor será exibido uma mensagem informando a divergência da condição de pagamento padrão com a selecionada na entrada de mercadoria.
Imagem 2: Entrada de Mercadoria > Finalização de compra > Exibição da mensagem.
OBS: Para liberar a finalização de uma entrada de mercadoria com a condição divergente será necessário ter a nova Permissão Especial COMPRA>Finalizar Recebimento de Mercadoria com Condição de Pagamento divergente ao parametrizado no Fornecedor.
Essa validação só ira acontecer para fornecedores que tenham uma condição de pagamento padrão parametrizada.
No menu Histórico de Compra foi adicionado o filtro Condição de Pagamento fora do Padrão e as colunas Condição de Pagamento e Condição de Pagamento Padrão, na pesquisa sem agrupamento e agrupado por Compra. Caso o filtro esteja como vazio listará todas as compras, já se o filtro estiver como sim listará apenas as compras que a condição de pagamento é diferente a condição e se estiver como não listará todas as compras que a condição de pagamento é igual a padrão.
Imagem 3: Histórico de Compra com novo filtro e novas colunas adicionadas.
Em empresas que tem alto fluxo de vendas pode acontecer de mais de um cliente repassar cheques de um mesmo emitente, ou mesmo um cliente passar muitos cheques com o “Bom para” muito longos, isso faz com que esse capital fique parado. Para evitar isso foi adicionado no cadastro de Conta corrente uma configuração de Valor Limite de Cheques a Compensar.
No cadastro de Cadastro de Conta Corrente / Terceiros foi adicionado o campo Valor Limite de Cheques a Compensar, além deste campo também foi adicionado as informações de “Cheques a Compensar dessa Conta” e “Cheques a Compensar desse Emitente”. Na opção de Cheques a Compensar desse Emitente será considerado todos os cheques não compensados das contas que tenham o mesmo CPF/CNPJ, caso nessa conta a informação de CPF/CNPJ não tenha sido informado será considerado apenas os cheques da conta carregada. Além da opção de limite de Cheques a Compensar também foi adicionado o campo "Validar limite por Emitente" quando essa opção estiver como sim o Limite será utilizado para validar os cheques a compensar pelo emitente e não pela Conta.
Imagem 4: Novo campo adicionado no Cadastro de Conta Corrente / Terceiro.
Além do campo Valor Limite de Cheques a compensar no cadastro de conta de terceiros, também foi adicionado o parâmetro Financeiro>Limite de Cheques a Compensar, caso o limite da conta não esteja configurado será utilizado o valor do limite deste parâmetro.
Imagem 5: Novo parâmetro adicionado
Ao baixar uma parcela com cheques de uma conta de terceiros que o limite esta ou irá ultrapassar será exibido uma mensagem com as informações de limite de cheques a compensar. Caso o limite seja ultrapassado será necessário a permissão especial FINANCEIRO> Permitir Lançar cheque com limite a compensar ultrapassado para finalizar a baixa com o cheque.
Obs: Essa validação só será feita se ao fazer a baixa com de um cheque, a conta e/ou o parâmetro estejam configurados com um valor diferente de zero.
No Cadastro de Clientes já existia o campo “Série” responsável por vincular o cliente a uma série específica, agora foi adicionado a opção de alterar ou não essa informação no momento da venda e caso esteja como NÃO, o sistema irá bloquear o campo, onde só conseguirá alterar a informação se possuir a Permissão Especial “Permitir Alterar Série na Venda quando cliente estiver configurado com Série Padrão”
Imagem 6: Novo campo adicionado no Cadastro de Cliente ‘Permitir Alterar’.
Caso um usuário que não tenha permissão especial para alterar as parametrizações do cadastro tente duplicar um pedido de venda de um cliente que no caso não confere ao seu cadastro, o sistema apresentará a mensagem a baixo antes de duplicar e solicitará a permissão especial:
Imagem 7: Nova validação ao duplicar pedidos com cliente sem permissão para alterar informações.