Hoje, quando um pedido de venda é entregue ao cliente, caso o cliente cobre a falta de algum produto ou realiza a devolução de algum item, é necessário:
Com essa operação não há Histórico do Ajuste que foi realizado e fica extremamente difícil de identificar os motivos que geraram os ajustes.
Portanto foi criada uma tela de "Ajuste de Pedido" (Venda ⇒ Ajuste de Pedido), por meio dela será possível lançar um ajuste no pedido para pedidos com status que estejam como carregado e após isso o recálculo de pedido irá ajustar os itens com a alteração informada, desta forma há um histórico de alterações feitas nos itens do pedido. Nesta nova tela será possível pesquisar todos os ajuste feitos nos pedidos (Conforme Figura 01) e contará com os filtros de Emissão (Pedido), Cliente e Pedido.
Figura 01: Tela de Pesquisa de Ajuste de Pedido.
Para incluir um ajuste ao pedido é necessário clicar no botão Incluir no canto inferior direito da tela de pesquisa de Ajustes. Ao clicar nesse botão será aberto uma tela (Conforme Figura 02). Nessa tela há um filtros de Pedido, e ao filtrar um pedido com status Carregado e filtrar, será possível incluir ajustes nos itens. Essa tela tem duas Grids, sendo uma em cima onde ficarão os Itens contidos no pedido e outra embaixo onde ficarão os Ajustes feitos nos itens.
Para incluir um ajuste basta dar um duplo clique no item da grid de Itens ou clicar no botão com ‘…’ da primeira coluna da grid.
Figura 02: Tela de Ajustar Pedidos.
Ao incluir um ajuste de um produto que tenha apenas a primeira unidade configurada será aberta a tela conforme a Figura 03 para informar a quantidade a ser ajustada, mas caso o produto tenha mais de uma unidade, será aberta uma tela conforme a Figura 04, onde é possível informar as duas unidades cadastradas.
Figura 03: Tela de Cadastro de Ajuste Produto com Primeira Un. ![]() |
Figura 04: Tela de Cadastro de Ajuste Produto com Segunda Un. ![]() |