Saber a percepção dos seus clientes sobre a sua empresa pode ser uma valiosa informação também para a área de vendas, por este motivo foram implementadas as telas de Situação do Cliente (C.R.M⇒ Situação do Cliente) e NPS - Net Promoter Score (C.R.M ⇒ NPS), essa última tendo como objetivo medir a satisfação do cliente.
NPS - Net Promoter Score:
NPS, ou Net Promoter Score, é uma métrica criada por Fred Reichheld para medir a satisfação dos clientes de uma determinada empresa por meio de perguntas como: “de 1 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa aos amigos?”.
Esta nova tela está localizada no Menu C.R.M, e conta com os campos “Cód. Cliente”, NPS, Data/Hora, Contatos, Motivo e Detalhamento, e serve para se ter um panorama sobre a fidelidade dos seus clientes, parceiros e colaboradores e quão satisfeitos estão com o que sua empresa oferece.
O destaque desta tela é o campo NPS que pode ser preenchido com números de 1 - 10. A numeração em que o campo estiver irá afetar o ícone colorido no campo inferior direito da tela, podendo ser verde, vermelho ou amarelo. A definição para qual cor terá cada faixa numérica esta localizada no Cadastro de Parâmetros na Aba Cadastro na seção Cadastro de Clientes. Ex: de 1 ⇢ 6 a cor será vermelha, de 7 ⇢ 8 a cor será amarela e de 9 ⇢ 10 a cor será verde, podendo ser trocada esta regra.
Cabe ao usuário do sistema parametrizar a definição para qual cor terá cada faixa numérica, porém é interessante saber que:
Para cadastrar um “Contato” basta ir na tela de Cadastro de Contatos e clicar no botão “Incluir F3”. (para saber mais sobre a nova tela de Cadastro de Contato cliqueaqui)
Para cadastrar um “Motivo” basta ir na tela de Motivo de NPS (C.R.M⇒ Motivo de NPS), preencher os campos Descrição, Status e Gravar.
Outro campo presente, e de grande importância, é o de Detalhamento, é por meio dele que poderá ser escrito o motivo pelo qual o cliente deu a nota X para a empresa.
Nesta tela ainda é possível, Incluir um novo NPS, Duplicar, Alterar, Excluir e Localizar. Estando com um NPS de um cliente em específico aberto na tela será possível ver que ao lado da Aba Dados existe uma Aba de Histórico, nela será apresentado o histórico de todas as notas que o cliente deu, assim como o motivo, detalhamento e a figura com o atual NPS do cliente em questão.
É possível realizar a inclusão de um NPS de três maneiras, sendo a primeira a explicada nos parágrafos anteriores, a segunda no Cadastro de Cliente, onde foi adicionado um campo chamado “NPS” e uma aba destinada apenas para o NPS, onde ficará listado o histórico de NPS do cliente, com a opção de Incluir, Alterar e Excluir.
A Terceira maneira é clicando no ícone de NPS localizado ao lado do campo “Cód. Cliente” das seguintes telas: Análise de Limite de Crédito (Financeiro), Orçamento de Venda (Venda), Cadastro de Conta Corrente / Terceiros (Financeiro), Contratos Mensais (Serviços), Nota Fiscal de Serviço (Serviços), Apontamento Histórico de Ocorrência (C.R.M), Cadastro de Ocorrências (C.R.M) e Gestão de Ocorrências (C.R.M).
Posicionando o mouse em cima do ícone de NPS (localizado ao lado do campo “Cód. Cliente” e representado na imagem abaixo) é possível ver que o Motivo e o Detalhamento do NPS irão aparecer. Clicando no ícone, a tela de NPS irá ser aberta para poder ser realizada a inclusão, ou alteração, do NPS do cliente desejado.
Cadastro de Situação de Cliente:
Esta tela tem vínculo com a tela de Cadastro de Clientes, o conteúdo que for cadastrado nesta tela será selecionado no Cadastro de Clientes. Diferente das outras telas, esta tem a opção de selecionar a cor do texto e a cor de fundo.
Na Pesquisa de Clientes a Situação cadastrada e o NPS irão aparecer na Grid ao lado do nome do cliente.
A Domtec te ajuda por meio da tela de NPS - Net Promoter Score a obter todos estes dados.
Para os clientes com NPS diferente de Verde entenda o problema dele antes de tudo, verifique seu histórico de compra, suas interações com a empresa. Pense em uma solução e entre em contato com este cliente para entender o que ele pensa sobre sua empresa e até sugerir melhorias.