Neste projeto, foi feita a Integração do Yzidro com a plataforma de e-Commerce Tray, que irá possibilitar a integração dos clientes com as principais plataformas de Marketplace do Mercado.
Novos parâmetros foram adicionados na aba Vendas > Loja Virtual onde somente serão preenchidos se possuir integração com alguma plataforma E-Commerce. Ao preencher o parâmetro "E-Commerce", os parâmetros "Tabela de Preço E-Commerce" e "Sincronizar pedidos a partir de" são obrigatórios.
Foram adicionadas novas telas, tais como:
Foram adicionados alguns campos em algumas telas já existentes para interligação na integração do e-commerce:
Na tela de “Gestão de Pedidos do e-commerce”, foram adicionados novos campos de informações: "Marketplace", "Tipo de Pagamento Web" e "Frete". Foi adicionado também o botão "Alerta" onde esse abrirá a tela de Alerta onde irão ser registrados alguns tipos de alertas através do sincronizador.
Também foram feitas alterações no Sincronizador do e-commerce, para que atenda tanto Empresas que já possuem integração com a Tribox, como Empresas que irão possuir integração com a Tray.
A página de "Configurações do Banco de Dados" não foi modificado o layout, mas é possível se conectar com banco de dados PostgreSQL agora. Para se conectar com o Banco de Dados PostgreSQL, basta seguir com as informações correspondentes, onde possui:
- "Banco de Dados": Quando for PostgreSQL, inserir manualmente somente o nome da base que será usada, pois o campo "Servidor" será o responsável por ter a localização da base.
- "Usuário": Usuário do PostgreSQL
- "Senha": Senha do PostgreSQL
- "Servidor": Neste campo deve se colocar IP seguido da Porta, quando for PostgreSQL
- "Protocolo": Quando for PostgreSQL, deixar como TCP/IP para fazer comunicação com o servidor de destino.
A aba de "Configurações E-Commerce" foi modificado o layout para atender as configurações de cada e-Commerce separadamente. Foi centralizado informações gerais onde ambos os e-Commerce possuem e ao alterar a chave do "E-Commerce de Integração", o painel abaixo das configurações gerais será visível com as configurações da plataforma selecionada.
A sincronização de "Enviar e Atualizar Produtos" segue a mesma lógica de como é feita a sincronização com a Tribox. Os produtos marcados como “Sim” para serem enviados para Loja Virtual, serão sincronizados e irão aparecer no Painel Administrativo da Tray, onde o Administrador poderá vincular os Produtos em sua Loja Virtual (caso tenha) ou nos Marketplaces integrados (Mercado Livre, Amazon e etc.).
Diferentemente da Tribox, na Tray quando for atualizar um produto que não exista na plataforma e-Commerce, o Sincronizador irá gerar um alerta para os Usuários que possuem a Permissão de Acesso ao menu Gestão de Pedido e-Commerce informando que o produto X não corresponde a nenhum produto na plataforma.
A sincronização de "Baixa Pedidos" segue basicamente a mesma lógica aplicada na Tribox mas com algumas diferenças. Na Tribox, a data/hora inicial de cada intervalo de sincronização se baseava na data/hora final de cada intervalo. Já na Tray a sincronização sempre vai pegar como parâmetro a data/hora inicial de cada intervalo de sincronização para que não haja nenhuma perda de dados entre o intervalo de sincronização.
Ainda na sincronização "Baixa Pedidos", se o pedido a ser sincronizado possuir produtos que não possuem cadastro no Yzidro, o sincronizador irá gerar um alerta informando que o pedido X possuem produtos que não possuem cadastro no Yzidro
A sincronização de "Atualiza Estoque dos Produtos" segue a mesma lógica dessa sincronização com a Tribox.
A sincronização de "Atualizar Informações do Pedido" irá atualizar as mesmas informações que hoje são atualizadas na sincronização com a Tribox: Status do Pedido, Nota Fiscal e Código de Rastreio.
Na sincronização com a Tray, possuem Status que mudam automaticamente conforme algumas regras aplicadas a ele. Com isso, o Status será atualizado nos dois caminhos com essa sincronização: Yzidro -> Web / Web -> Yzidro. O critério utilizado para identificar quando o caminho é do Yzidro -> Web ou Web -> Yzidro é a data de modificação do pedido em ambos os locais. Qual data de modificação for maior, são pegas as informações de status dele.
Ao atualizar o Status do Pedido, há alguns status que possuem regras no Yzidro:
- Cancelado: Será estornada as baixas de parcelas do Pedido (caso possua) e estornar as movimentações de estoque. Observação: A Venda não será excluída, será marcada como Cancelada no Yzidro. Com isso, foi liberado no filtro de Status do Pedido a opção "Cancelado" somente quando possuir integração com algum e-Commerce para visualizá-los.
- Entregue/Finalizado: Os pedidos que atualizarem para essa status já possuem parcelas baixadas no sistema. Com isso, a regra imposta pela Tray é que o valor do pedido fica Bloqueado até que o pedido seja Entregue/Finalizado. Com isso, ao mudar para esse status, as parcelas do pedido serão Liberadas. Observação: Por padrão, todas as parcelas serão "Liberadas", exceto quando o pedido é do e-Commerce Tray que é inserido as baixas como "Bloqueado" E só são "Liberadas" Depois que o Status do Pedido for Entregue/Finalizado.
A sincronização de "Atualiza Pedidos que Foram Aprovados" segue a mesma lógica da sincronização da Tribox, onde, ao sincronizar verifica em ambos os lados se o pedido foi aprovado para ser finalizado no Yzidro. Observação: Se o pedido tiver sido pago em Cartão, o Sincronizador irá finalizar a Venda pegando informações de bandeira no Yzidro referente a bandeira utilizada no pagamento do Pedido. Se não tiver cadastro de bandeira correspondente a bandeira do Pedido, o Sincronizador irá gerar um alerta informando que não possui o cadastro de bandeira no sistema. Com isso, deverá ser cadastrado a bandeira recorrente para que o sincronizador possa finalizar a venda corretamente.
Foi adicionado no sistema o modelo de venda "e-Commerce". Com isso os filtros de "Modelo de Venda", quando o parâmetro de loja virtual estiver preenchido, ficará disponível a opção "Ecommerce" para filtro. Também foi adicionado no filtro de "Status do Pedido" o status "Cancelado", onde somente visível quando o parâmetro de loja virtual estiver preenchido, pois há a possibilidade de cancelamento de pedidos no e-Commerce. Ambos irão aparecer no relatório de “Histórico de Vendas”.