EM PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO
Com o objetivo de aprimorar os processos e operações para as configurações fiscais no Sistema Yzidro ERP, foi desenvolvida uma integração com Gestor Tributário que irá automatizar a inserção de dados Fiscais fornecidos pelo Gestor Tributário.
A partir de agora, os valores retornados pelo Gestor Tributário serão aplicados de forma automática nas Classificações Fiscais e Produtos. Isso será efetivado junto da nova possibilidade de parametrização para definir quais Classificações Fiscais e Produtos serão enviados e alterados pela consulta do Gestor Tributário.
Adicionado também uma nova funcionalidade para gerar Classificações Fiscais Base para elas já serem consultadas e retornadas pelo Gestor Tributário. Com isso, é agilizado o processo de criação de novas classificações, economizando tempo.
Por fim, conterá um novo Relatório para o detalhamento geral das Alterações e Divergências feitas pelo Gestor Tributário.
Foram realizadas novos recursos nas seguintes telas:
O antigo menu "Análise de Classificação Fiscal" foi recriado. Agora, ele é conhecido pelo novo nome "Inteligência Fiscal", trazendo novas operações na tela:
Criada a nova Aba de "Classificações Selecionadas", onde serão listadas todas as classificações cadastradas no sistema. Poderão ser Habilitadas/Desabilitadas para a consulta do Gestor tributário através dos seguintes botões abaixo:
Imagem 01 - Nova tela “Inteligência Fiscal” aba “Classificações Selecionadas”.
A Aba de "Produtos Selecionados", que já era existente, foi refeita. Agora trazendo novos filtros para melhor pesquisa, e mudanças nas legendas para melhor entendimento da tela. Agora é informado que os produtos serão Habilitados/Desabilitados para a alteração do NCM via integração do Gestor Tributário.
Imagem 02 - Nova tela “Inteligência Fiscal” aba “Produtos Selecionados”.
A Aba de "Divergência Produtos Enviados" continuará sendo a mesma. Aqui serão listados os produtos retornados em que o gestor tributário não conseguiu identificar. A coluna "Motivo Devolução" irá detalhar porque o produto foi devolvido e ficará de responsabilidade do usuário fazer a correção necessária para que depois o produto seja reenviado ao saneamento fiscal.
Imagem 03 - Nova tela “Inteligência Fiscal” aba “Divergência Produtos Enviados”.
Para ajustar um produto com divergência, basta dar um duplo clique no registro do produto selecionado, que será aberto o Cadastro de Produto. Após ter realizado o ajuste e fechado a tela de cadastro, será perguntado se o usuário deseja marcar o produto para ser reenviado ao saneamento fiscal. Caso ele marque "Sim", o produto em questão será reenviado na próximas consultas.
A Aba "Histórico de Consultas" também continuará sendo a mesma. Será exibido os detalhes das consultas realizadas pelo Gestor Tributário. Essa aba será para análise mais técnica, tanto para diagnosticar as operações realizadas pela Integração, ou até mesmo a quantidade de produtos pendentes de cada tipo.
Imagem 02 - Nova tela “Inteligência Fiscal” aba “Histórico de Consultas”.
Na tela de Cadastro de Produto, foram feitas mudanças para adaptar a automatização da Integração do Gestor Tributário.
Na aba Classificação Fiscal, foi adicionado o campo Atualizar NCM do Produto via Integração de Inteligência Fiscal. Assim como na tela de Inteligência Fiscal, esse campo servirá pra controlar se a integração poderá ou não alterar o NCM do produto em questão.
Imagem 05: Novo campo para parametrizar alterações de NCM do Produto ao utilizar a Inteligência Fiscal
Com a utilização do recurso de Inteligência Fiscal, foi pensado também na dificuldade de ficar cadastrando várias classificações para novos produtos com novos NCM. Portanto, quando for cadastrado um novo produto, será perguntado ao usuário se ele deseja abrir a tela de Gerar Classificações Fiscais Base para a Integração de Inteligência Fiscal. O mesmo ocorrerá caso altere um produto contendo um NCM que ainda não possui nenhuma classificação fiscal.
Imagem 06: Pergunta para abrir tela de Gerar Classificações Base ao incluir um produto
Também foi adicionado o botão Intel. Fiscal. Ele ficará visível quando um produto for carregado e a empresa possuir integração com o recurso de Inteligência Fiscal. Ao clicá-lo, será aberta a tela para Gerar Classificações Base para Inteligência Fiscal.
Imagem 07: Botão para Acessar a Tela de Gerar Classificações Base para Inteligência Fiscal
Na tela de Gerar Classificações Base para Inteligência Fiscal, a tabela de Registros Fiscais irá conter todas as possibilidades de classificações fiscais para o produto em questão. Caso a classificação fiscal já exista, o botão Selecionar ficará desabilitado para o registro em questão.
Imagem 08: Nova tela para Gerar Classificações Base para Inteligência Fiscal
A parte de Filtros servirá para filtrar as classificações que serão geradas com base na Natureza de Operação, Tipo Fiscal e Estado. Caso esteja utilizando a integração 2.0, o campo estado virá travado com a UF configurada na integração.
A parte de Parâmetros em Classificações Fiscais que serão Geradas irá preencher as classificações geradas com base na opção assinalada em Classificação quanto à Origem da Mercadoria e Produto ou Serviço.
O botão Ajuda irá conter informações do funcionamento da tela, bem como a sugestão de que o produto contenha um código de barras válido para que o retorno da integração seja imediato.
Ao clicar em Gerar Classificações, serão geradas as classificações selecionadas.
Esses registros bases de Classificação, após criados, serão saneados imediatamente. Normalmente, a verificação de saneamento fiscal ocorre uma vez por dia para registros que já se encontram saneados, mas para novos cadastros de Produtos ou Classificações Fiscais, eles serão saneados imediatamente pelo Gestor Tributário.
Caso uma classificação tenha sido criada via Integração de Inteligência Fiscal, haverá um aviso no topo da tela sinalizando essa informação. Além disso, foi criado o campo "Atualizar via Integração Inteligência Fiscal", para controlar individualmente se a classificação em questão será alterada via integração.
Imagem 09 - Mudanças na tela de Cadastro de Classificação Fiscal.
Também será exibida a aba "Inteligência Fiscal", que irá exibir as 50 últimas alterações feitas na classificação fiscal carregada que foram feitas pela Integração.
Imagem 10 - Aba detalhando alterações na Classificação Fiscal, realizadas pela integração.
Ao carregar uma Classificação Fiscal que foi gerada pela tela Gerar Classificações Base para Inteligência Fiscal, um aviso será exibido na tela contendo essa informação.
Imagem 11: Aviso de Classificação criada pela tela de Gerar Classificações Base
O recurso de Agrupador Fiscal NÃO é compatível com a utilização desta integração. Todos os retornos da integração são construídos com base no NCM, cada um contendo seu conjunto de regras com base na UF.
Na tela de Cadastro de NCM, caso o NCM selecionado tenha sido criado via Integração de Inteligência Fiscal, haverá um aviso no topo da tela sinalizando essa informação.
Imagem 12 - Aviso de NCM criado pela Integração.
Após consultar e receber o retorno da Integração do Gestor Tributário, todas as ações realizadas irão ser mostradas em relatórios que serão enviados via e-mail para os funcionários que possuem o menu "Classificação Fiscal" Liberado e Ativo. Também será enviado alterações que não forem processadas porque a classificação em questão foi marcada para não ser atualizada via Integração de Inteligência Fiscal.
Para o envio de e-mail dos relatórios que serão gerados, é necessário que a empresa em questão tenha um e-mail corretamente configurado no Cadastro de Empresa do Yzidro!
Abaixo um exemplo do relatório gerado e enviado por e-mail para um funcionário com o menu Classificação Fiscal liberado e ativo:
Imagem 13 - Relatório de Alterações realizadas pela integração, enviado por e-mail.
Imagem 14 - Relatório de Inclusões realizadas pela integração, enviado por e-mail.
Imagem 15 - Relatório de divergências não processadas, enviado por e-mail.
Será gerado um alerta no Sistema Yzidro (ícone do "sininho"), informando a quantidade de alterações, inserções e divergências não processadas pelo Gestor Tributário. Somente Usuários que possuem o menu de Classificação Fiscal liberado e ativo.
Imagem 16 - Alerta de Alterações/Inclusões gerados pela Integração.
Foi criado o novo menu em questão. Ele ficará disponível no módulo Fiscal, logo abaixo do menu de "Inteligência Fiscal"
Imagem 17: Caminho para novo Menu criado
Imagem 18: Nova Tela de Histórico de Alterações da Inteligência Fiscal
Nesse novo menu, será possível filtrar os registros de alterações/inclusões feitas pela integração, muito semelhante ao que ocorre na auditoria de acesso. O filtro de Produto tem um comportamento particular. Ao carregar algum produto nesse filtro, o filtro "Tabelas" ficará bloqueado com a opção "PRODUTO" selecionada, e o filtro "Código do Registro" também ficará bloqueado com o código interno do produto carregado.
Imagem 19: Registros de Alterações feitas pela Integração carregados na tela
O botão "Opções" fornecerá recursos de exportação da grid carregada na tela, sendo possível imprimir a grid nas orientações Retrato/Paisagem, bem como exportá-la para planilha.
Imagem 20: Recursos do botão Opções
Imagem 21 : Preview de Impressão em orientação paisagem, acessada pelo botão Opções
Também será possível utilizar o atalho CTRL+SHIFT+E na grid para exportá-la com diversas opções.
Imagem 22 - Opções ao acionar atalho CTRL+SHIFT+E na grid
O botão "Divergências Não Processadas" servirá para gerar relatórios de divergências em classificações fiscais/produtos que foram marcados para não serem atualizados pela integração e o gestor tributário retornou valores divergentes dos que ele contém no momento.
Imagem 23: Relatório de Divergências em Classificações Fiscais
Imagem 24: Relatório de Divergências específicas em Produtos